Bem-vindo: Ter Mai 03, 2016 10:50 pm

Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Pintando uma guitarra, mas qual tinta? Algum truque? 
Autor Mensagem

Mensagem 
A muito tempo atrás achei isto no orkut e achei q podia vir a ser útil:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 5168044973

:D

Ter Nov 21, 2006 6:13 pm
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
Mensagem 
Eu posso dizer o que não fazer....

No auge dos meus 16 anos, depois de ter colocado todos os adesivos possiveis e imaginaveis na minha supersonic II turbinada, incluindo uma tentativa de guitarra globeleza, a guitarra que era branca ficou amarela e perdeu o verniz, de tanto removedor pra tirar os adesivos,

Obviamente comprei um spray grafite metalico desmontei a guitarra e pintei umas tres mãos da tinta por cima da velha...

Ficou linda até eu tocar uns 20 minutos sem parar e a tinta derreter e destriur minha camiseta.

Alguns anos depois fiquei sabendo que tinha que se arrancar toda a tinta , passar uma seladora na madeira pintar e envernizar depois...

Qua Dez 13, 2006 9:58 pm

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem 
guto vighi escreveu:

No auge dos meus 16 anos, depois de ter colocado todos os adesivos possiveis e imaginaveis na minha supersonic II turbinada, incluindo uma tentativa de guitarra globeleza, a guitarra que era branca ficou amarela e perdeu o verniz, de tanto removedor pra tirar os adesivos,

Obviamente comprei um spray grafite metalico desmontei a guitarra e pintei umas tres mãos da tinta por cima da velha...

Ficou linda até eu tocar uns 20 minutos sem parar e a tinta derreter e destriur minha camiseta.

Alguns anos depois fiquei sabendo que tinha que se arrancar toda a tinta , passar uma seladora na madeira pintar e envernizar depois...

Hahaha clássica história Joselítica, Guto :lol:
Também fiz algo parecido com a minha Sonic (ela merecia :twisted: )

Qui Dez 14, 2006 8:11 am

Mensagem 
guto vighi escreveu:

+1, só que a minha eu fiz com spray dourado...santa ingenuidade.
:lol: :lol: :lol:

Qui Dez 14, 2006 9:53 am

Positivo (1)
Mensagem 
Ressucitando o topico...
Estou com um corpo de uma ibanez RG570 que está um pouco descascado, to pensando em pintar por conta propria, pois nao achei nenhum luthier em brasilia que faz o serviço... Alguém tem algum tipo de manual ou poderia me ajudar com um passo-a-passo? A cor será preta (+ provavel) ou branca. Vi gente falando que quem pinta carro tambem faz o serviço direito, é verdade?

Abraço

Sex Jun 29, 2007 4:05 pm
Site Admin

Positivo (12)
Mensagem 
Então essa semana to levando um corpo da tele que to montando no funileiro.... :shock: :roll: :lol:

A grana ta curta, o povo que pinta guitarra ta cobrando caro, e outro dia tava no meu funileiro (que já foi musico) e ele falou que tinha pintado 2 corpos pra um moleque e tinham ficado legal.
Então considerando que o preço vai ser 1/6 do que o cara que pinta guitarras queria vou fazer o teste.

Assim que chegar eu posto pra avisar se rolou ou se vou ter que lixar tudo e fazer tudo de novo...

Sex Jun 29, 2007 6:55 pm

Mensagem 
Pois é... acho que um bom funileiro tira de letra, caso faça com capricho.

O problema é que o cara ganha X pra pintar um carro... vc vai chegar lá oferecendo muito menos que isso e querendo que a pintura fique perfeita... acho difícil que o cara se empenhe em fazer um bom trabalho.

Sex Jun 29, 2007 10:01 pm

Positivo (1)
Mensagem 
Hum... Foi mal a guinorança, mas... Funileiro é quem pinta carro??
A pintura seria feita por cima da original? E quanto a seladora, etc?

Abraço

Sáb Jun 30, 2007 12:12 pm

Mensagem 
Funileiro é quem faz funilaria. :D Aqui no Rio chamamos de lanternagem.

Não dá pra pintar por cima... tem que lixar tudo, passar uma seladora, pintar e dps passar o verniz. Fazendo várias demãos e lixando, pra ficar bem lisinho.

Sáb Jun 30, 2007 3:19 pm
Site Admin

Positivo (12)
Mensagem 
A diferença principal, é que alguem que mexe com madeira vai passar a seladora, e pintar, o funileiro deve passar um primer, pintar co mtinata automotiva e envernizar, vamos ver que bixo da.

Sáb Jun 30, 2007 4:09 pm

Mensagem 
já pintei 5 guitarras e o resultado ficou muito bom, só precisa de um compressor e pistola, se bem que ja vi algumas pintadas com spray bem legais, o esquema é lixar o corpo até deixar na madeira, passar a seladora e lixar novamente, uma demão de primer no minimo, umas 5 demãos de tinta (pode ser esmalte ou automotiva, depende do tipo de evniz que será usado) e umas 8 demãos de verniz, se for nitro pode ser sobre tinta esmalte, se for PU tem que ser sobre uma tinta automotiva tipo Ducu, depois é lixar até deixar tudo opaco e ir aumentando o numero da lixa até a 1500 pelo menos e polir com massa.
Eu recomendo o PU que seca bem mais rapido e é mais facil de lixar, depois vou colocar umas fotos das minhas cobaias.

Ter Jul 10, 2007 11:21 pm

Positivo (1)
Mensagem 
Eu compro seladora pedindo pelo nome de seladora mesmo? Todas as camadas eu passo com a pistola ou só a tinta mesmo? Na etapa da seladora, quanto eu devo lixar? Quanto vc gastou para fazer a primeira? (considerando o gasto de compressor e pistola)

Abraço

Qua Jul 11, 2007 9:34 am

Mensagem 
pede seladora p/ madeira mesmo, a seladora eu passei com pincel que é bem mais rápido, depois vc deve lixar até deixar completamente lisa, procure dar demãos finas da seladora p/ facilitar na hora de lixar, acho que gastei uns R$200 incluindo um compressor simples, sai o mesmo preço de um luthier mas vale a diversão.No meu caso valeu a pena pois pintei varias guitarras e fiz umas pinturas customizadas que o luthier não faria.

Qua Jul 11, 2007 7:32 pm

Positivo (1)
Mensagem 
É um preço de realmente se pensar, contando mesmo pela diversão e no futuro posso pintar outras... :D
Quando puder posta as fotos!

Abraço

Qui Jul 12, 2007 10:12 am

Mensagem 
Seguem algumas fotos das guitarras que pintei.
Imagem
Kramer Richie Sambora, o antigo dono tinha pintado de vermelho por cima do branco original, eu retirei a tinta vermelha e envernizei novamente o branco e dei um efeito de "vintage" amarelado.
Imagem
A vermelha é um corpo Warmoth jackson que ainda vou montar, a do meio é uma Charvel cópia da San Dimas onde fiz uma pintura igual a do Steve Lynch do Autograph, a terceira é um Kramer Pacer que fiz uma pintura imitando a ESP do Queensryche.
Imagem
Este é uma tele que estou montando tb, tingi o tampo de maple em azul, e já está com verniz, falta lixar e polir.

Dom Jul 15, 2007 11:43 pm
Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo