Bem-vindo: Qua Nov 26, 2014 6:12 pm

Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Instalação de Humbuckers - Diagramas e Esquemas. 
Autor Mensagem

Mensagem Instalação de Humbuckers - Diagramas e Esquemas.
Olá gurizada.

[ EDITADO: PROCUEREI NA NET VÁRIOS ESQUEMAS PARA TENTAR RESOLVER MEU PROBLEMA, QUE DEU ORIGEM A ESTE TÓPICO. COMO ENCONTREI MUITAS SOLUÇÕES, EDITEI O TÍTULO PARA QUE FICASSE MAIS SIMPLES E FÁCIL DE ENCONTRAR NA BUSCA. ]

Já estou ficando louco tentando instalar os pickups originais da minha ibanez. Ela estava com um duncan custom 5, que vendi para o jangoux.

Resolvi trocar os potenciômetros que estão chiando um pouco. Estou tentando recolocar os pickups originais, mas sem a defasagem gradual que vem no esquema original. Quero algo simples: neck / neck+bridge / bridge.

O esquema original da minha guitarra era assim:

Imagem

O diacho é que o esquema da Ibanez parece estar meio confuso, as cores parecem que não batem, nem a fiação... Já perdi dois dias fuçando aki e nada. No pickup neck, devo unir os fios vermelho e verde, para posterior "splitagem" e no bridge os fios a serem unidos são o preto e o branco...
Aí eu ficaria com uma resistência de ~ 8k6 e 9k5, respectivamente nos pickups do braço e da ponte...

Não consigo identificar quais fios são de quais bobinas em cada captador, e a sugestão de ligação parece estranha, não funciona.
Já tentei refazer esse mesmo esquema original um zilhão de vezes e não dá certo.

Para ajudar, aí vão as medidas da resistência de cada captador com diversas configurações:

Neck:

1) preto e branco unidos e isolados - resistencia entre verde e vermelho 8k46

2) preto e vermelho unidos e isolados - resistencia entre verde e branco 17k

3) preto e verde unidos e isolados - resistencia entre vermelho e branco 17k

4) branco e verde unidos e isolados - resistencia entre preto e vermelho 17k

5) branco e vermelho unidos e isolados - resistencia entre preto e verde 17 k

6) verde e vermelho unidos e isolados - resistencia entre preto e branco 8k67

Bridge:

1) preto e branco unidos e isolados - resistencia entre verde e vermelho 9k5

2) preto e vermelho unidos e isolados - resistencia entre verde e branco 4k75

3) preto e verde unidos e isolados - resistencia entre vermelho e branco 9k5

4) branco e verde unidos e isolados - resistencia entre preto e vermelho 4k75

5) branco e vermelho unidos e isolados - resistencia entre preto e verde 9k5

6) verde e vermelho unidos e isolados - resistencia entre preto e branco 9k5

Alguém pode me dar um help? Lembrando que nem quero mais essa "splitagem" dos pickups na posição do meio e sim um bom e velho neck+bridge.

Abrax!

Editado pela última vez por grooveblues335 em Sáb Jun 10, 2006 11:36 am, em um total de 2 vezes.

Ter Jun 06, 2006 11:14 pm

Mensagem 
Realmente, as medidas não batem com o esquema. Segundo o esquema, unindo e isolando preto e branco de ambos os pickups, você ligaria o vermelho na chave e o verde no terra (por sinal, mesmo código de cores da DiMarzio). Ou seja, medindo entre o vermelho e o verde você deveria ter a resistência total das duas bobinas! Isso só ocorre no segundo cap que você listou, é isso?

Ah, e acho que você trocou Bridge e Neck, o da ponte deve ter maior resistência total (17k).

Qua Jun 07, 2006 12:28 am

Mensagem 
Bom, Du.

Não troquei os pickups, não. A menos que estejam etiquetados de forma equivocada. O ...1004 é da ponte e o ...1003 do braço mesmo.

Que confusão!

Qua Jun 07, 2006 10:07 am

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem 
Deixa eu dar meus pitacos...
primeiro, tem que entender a lógica do funcionamento da chave, porque ela não é como uma de Gibson HH comum. Pelo que eu vejo ali, ela é uma chave com 2 DPDT, INDEPENDENTES entre si:
-as duas primeiras filas de 3 polos são uma DPDT, que tem a função de desligar umas das bobinas de cada pick-up na posição do meio - elas aterram os contatos R+G do N pick-up e B+W do B pick-up;
-as 2 ultimas fileiras são a outra DPDT, que liga os "hot" dos captadores ao Master Vol.

Se sso estiver correto, é só retirar os contatos R+G(N) e B+W(B) da chave que ela para de splitar os pickups na posição do meio.

Só que isso é em teoria, antes vc tem que ter certeza do esquema dos pickups, já que não parece fazer sentido com o que vc mediu :roll: :roll:

Qua Jun 07, 2006 11:04 am

Mensagem 
Beto Rich escreveu:
Deixa eu dar meus pitacos...
primeiro, tem que entender a lógica do funcionamento da chave, porque ela não é como uma de Gibson HH comum. Pelo que eu vejo ali, ela é uma chave com 2 DPDT, INDEPENDENTES entre si:
-as duas primeiras filas de 3 polos são uma DPDT, que tem a função de desligar umas das bobinas de cada pick-up na posição do meio - elas aterram os contatos R+G do N pick-up e B+W do B pick-up;
-as 2 ultimas fileiras são a outra DPDT, que liga os "hot" dos captadores ao Master Vol.

Se sso estiver correto, é só retirar os contatos R+G(N) e B+W(B) da chave que ela para de splitar os pickups na posição do meio.

Só que isso é em teoria, antes vc tem que ter certeza do esquema dos pickups, já que não parece fazer sentido com o que vc mediu :roll: :roll:

Justamente, Beto. A chave possui duas funções distintas:

1) colocar os captadores no circuito de saida (na imagem, isso é feito pela "metade de baixo" da chave).

2) splitar os captadores juntando uma de suas bobinas ao terra (na imagem, isso é feito pela "metade de cima" da chave).

No entanto, mesmo eu usando somente "metade" da chave, para unicamente direcionar os pickus à saída, não está dando certo. Uni os fios das bobinas como sugerido no esquema e isolei. O do braço funciona, mas não sei se corretamente, e o da ponte não.

IMPORTANTE: A guitarra possui dois controles de volume e um de tonalidade. O HOT de cada pickup passa primeiro pelo seu potenciômetro de volume, vai para a chave de seleção, então para o controle de tonalidade e finalmente ao jack de saída.

Não há "volume master", mas sim um "tone master"... Isso é algo que eu também quero modificar. Quero ter apenas um controle de volume e dois de tonalidade, ou um volume, um tone e uma chave p/ split independente.

Qua Jun 07, 2006 11:57 am

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem 
O que é claro é que a fiação do diagrama da Ibanez não bate com a que está nos seus captadores. Além disso, 17k é resist de Bridge PU, 9.5k é de Neck PU. Talvez sua guitarra tenha saído de fábrica com a nomenclatura/cores fora dos padrões.
Vc conseguindo estabelecer quais cores são as corretas para as bobinas o resto se resolve. Dedicar um pot pra Vol Master e 2 pots para Tone é fácil tb, mas vc tem que ver valores e a curva (log/linear ) dos que lá estão.

Qua Jun 07, 2006 4:07 pm

Mensagem 
Então tem algo MUITO errado nesse diagrama... Para deduzir o código de cores dos fios, parti das indicações logo ao lado das bobinas, que dizem o que cada fio é de cada bobina. Em ambos, o verde é o negativo da bobina sul e o vermelho o positivo da bobina norte. Logo, pra mantê-los em fase, bastaria juntar as duas bobinas (juntando preto e branco e isolando), ligar o verde no terra e o vermelho no controle de volume individual, simples assim.
Se não é assim, essa indicação dos fios de cada bobina está errada, pra começo de conversa. :?

Qua Jun 07, 2006 4:24 pm

Mensagem 
O que diz o diagrama sobre os fios é o seguinte:
(N+) Red
(N-) Black
(S+) White
(S-) Green

Pelas suas medições, fica claro que isso vale sim para o captador de 9k5. Entretanto, para o captador de 17k, verde e vermelho são fios da mesma bobina e preto e branco também (da outra bobina). O problema é descobrir qual é qual, na tentativa e erro você vai ligar as bobinas fora de fase uma com a outra e as duas em fase, mas fora de fase com o outro captador.

Olhando as quatro possibilidades de ligar o captador de 17k inteiro (ambas as bobinas):
2) preto e vermelho unidos e isolados - resistencia entre verde e branco 17k
3) preto e verde unidos e isolados - resistencia entre vermelho e branco 17k
4) branco e verde unidos e isolados - resistencia entre preto e vermelho 17k
5) branco e vermelho unidos e isolados - resistencia entre preto e verde 17 k

a) uma delas é a correta (ambas as bobinas em fase entre si e em fase com o outro humbucker)
b) uma delas liga as bobinas fora de fase entre si e fora de fase com o outro captador
c) uma delas liga as bobinas fora de fase entre si e em fase com o outro captador
d) uma delas liga as bobinas em fase entre si, mas fora de fase com o outro captador

Agora, ligue os pontos! :lol:

Qua Jun 07, 2006 4:34 pm

Mensagem 
Resolvi tirar os pickups da guitarra e refazer as medições. O resultado postei no esquema abaixo. Para descobrir qual fio era de qual bobina, prendi as pontas num multimetro e com uma chave de fenda dei pequenas batidas em cada um dos "dois" captadores de cada captador (A e B / C e D)... Pude observar que ao bater em "A" a oscilação da resistência no multímetro era bem maior que bantendo em "B", daí a conclusão óbvia de que aquela bobina pertecia àquele par de fios, e assim por diante.

O esquema:
Imagem

Agora e só saber como ligar cada captador, de forma que o "hum canceling" funcione...

Du, você estava certo, minhas medidas referentes a resistência de cada pickup estava invertida.

Qua Jun 07, 2006 4:42 pm

Mensagem 
NOVO ESQUEMA INSERIDO!

Qua Jun 07, 2006 8:30 pm

Mensagem 
Eu partiria da hipótese que o do braço está de acordo com as indicações do diagrama, ou seja, juntaria preto e branco, verde é terra, vermelho é hot. Testaria assim. Se ele soasse direito, testaria as possíveis ligações do da ponte a fim de conseguir som em fase tanto com ele sozinho quanto combinando-o com o do braço.
Parece trabalhoso, mas numa guitarra sem escudo (em que a parte elétrica é acessada por trás), não é tão complicado assim. O que soar magriiiinho, magriiinho, sem grave nenhum e até meio vocalizado nos médios, é fora de fase. O que soar gordo e poderoso, é em fase.

Procure primeiro acertar as bobinas entre elas. Feito isso, se tiver fora com o outro captador, é só trocar terra e positivo. 8)

Qua Jun 07, 2006 10:28 pm

Mensagem 
Bom, baixei um pdf de wiring no site da dimarzio. Muito bom, consegui sacar como funciona as ligações das bobinas.

Posso ligá-las de duas formas, basicamente - em série e em paralelo:

Imagem

Lógico que as cores podem não bater com os meus pickups. Mas aí vai na tentativa e erro mesmo, pois o conceito é o mesmo.

Agora, é só testar a forma que agrada mais meus ouvidos.

Qui Jun 08, 2006 1:25 am

Mensagem 
Mais algumas possibilidades de wiring:

Imagem

Sáb Jun 10, 2006 11:33 am

Mensagem 
Falei besteira na parte de fase e paralelo, esses esquemas estão certinhos... :oops: :wink:

Sáb Jun 10, 2006 3:21 pm

Mensagem 
:D :D :D :D

Buenas, fiz o seguinte:

Liguei cada captador com suas bobinas em PARALELO. Perdi um tiquinho de ganho, mas me pareceu soar bem melhor que em série.

Na ligação com o terra, peguei um fio de cada captador e passei por uma chave on/of, desligando dessa forma uma bobina de cada captador, ao mesmo tempo.

FICOU ANIMAL:

normal
neck / neck+bridge / bridge

split
neck split / neck split out-of-phase + bridge split / bridge split

Agora vou colocar uma chave com on/off/on para poder splitar independentemente cada pickup.

O som na posição do meio, com ambas bobinas splitadas e fora-de-fase ficou sensacional... parace um stratinho na posição 2!

Sáb Jun 10, 2006 8:20 pm
Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo