Bem-vindo: Sex Ago 01, 2014 6:48 am

Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Capo traste!!! INICIANTE TOTAL!!!! 
Autor Mensagem

Mensagem Capo traste!!! INICIANTE TOTAL!!!!
Fala Galera!!!

Seguinte, como eu canto e toco, faço muitas "transposições" de tons para que fique mais confortável pra eu poder cantar as músicas... algumas até dá certo mas tem coisa que não rola... então tô doido pra comprar um capo traste (nem sei se é assim mesmo que se escreve).

Mas assim como o violão de aço é novidade pra mim (sempre toquei guitarra e violão de náilon) o capotraste é mais ainda!!! Nunca usei um e não faço a menor idéia de preços, marcas, características e gostaria que a galera que manja me desse algum toque... se há algo que eu deva saber, quais modelos a galera recomenda e a que devo me atentar na hora de comprar...

Uma das minhas preocupações é que o capotraste não danifique o braço/pintura do instrumento. Outra: eles "seguram" bem as cordas, há problemas de afinação ou trastejamento, depende do modelo/marca?!?!?!

Valeu galera, abraço a todos!!!

Qui Jun 29, 2006 11:04 am

Mensagem 
Dé, eu tenho essa da Dunlop e acho muito boa...

http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=56&pid=96

Ela é emborrachada e não danifica a pintura e tem pressão suficiente, inclusive já usei num violão de 12 cordas.

Eddie Van Halen is not from this planet

"Moneeey... is a GAS"

Qui Jun 29, 2006 11:55 am

Mensagem + dúvidas
Valeu Ace!

Eu andei dando uma pesquisada, tem esse dunlop na madeinbrazil. Tá R$70,00... na mgs tem um shubbs (acho q é isso), tá uns R$120,00 :shock: !!!

E na hendrix tem um planet waves por R$32,00 :) !!!

Agora e a qualidade dee cada um desses?!?!?!? Agente tende a pensar q o mais caro é melhor, mas eu tô tentando fugir disso, e como eu disse, como capo é algo de outro mundo não sei nem o que procurar!!!

Surgiu uma dúvida: olhando no site da dunlop eles tem duas versões de cada modelo: um "flat" e um "curved"!!! Eu sei q um seria pra escalas mais retas e outros mais curvas... agora até onde essa curvatura vai influenciar? Digo, meu violão (um roxy 0001) tem uma leve curvatura... imagino eu q eu deveria pegar um "curved"... mas meu medo é q se a curvatura do capo for muito acentuada perto da curvatura do meu violão isso irá me causar problemas de entonação/afinação/trastejamento?!?!?!

Valeu!!!

Qui Jun 29, 2006 12:09 pm

Mensagem 
Dé, eu tenho um Shubb desses aí, acho do kct, tem um parafuso atrás pra ajsutar a pressão dependendo da bitola do braço, é curvado, MAS não pagaria nem fodendo 120 conto hoje. Paguei 70 na época e já achei um absurdo, o troço não passa de $15 dólares lá fora...
O da Dunlop eu tenho, tbém é bom...o último que comprei foi um nacional que tem uma mola atrás, bem tosco e mal acabado, mas tem as borrachinhas no lugar certo pra não estragar o instrumento, paguei 16, e compraria outro desse...muito bom mesmo, o mais barato que tem, e funciona perfeitamente!!!

Qui Jun 29, 2006 12:40 pm

Mensagem 
petonella escreveu:
Dé, eu tenho um Shubb desses aí, acho do kct, tem um parafuso atrás pra ajsutar a pressão dependendo da bitola do braço, é curvado, MAS não pagaria nem fodendo 120 conto hoje. Paguei 70 na época e já achei um absurdo, o troço não passa de $15 dólares lá fora...
O da Dunlop eu tenho, tbém é bom...o último que comprei foi um nacional que tem uma mola atrás, bem tosco e mal acabado, mas tem as borrachinhas no lugar certo pra não estragar o instrumento, paguei 16, e compraria outro desse...muito bom mesmo, o mais barato que tem, e funciona perfeitamente!!!

Poutz, isso eu acho muito foda, deixo de comprar muita coisa pq aqui sai mais do dobro do preço (eu sei q tem os impostos e talz mas é muito foda, por exemplo, eu queria um delay, pensei no EchoPark da line6. Aqui sai uns R$700,00, lá US$149,00 (aprox. R$ 337,50), ou seja, pagamos quase o dobro e muito se deve a impostos!!!

petonella escreveu:
...o último que comprei foi um nacional que tem uma mola atrás, bem tosco e mal acabado, mas tem as borrachinhas no lugar certo pra não estragar o instrumento, paguei 16, e compraria outro desse...muito bom mesmo, o mais barato que tem, e funciona perfeitamente!!!

Vc saberia me dizer a marca? Valeu!!!

Qui Jun 29, 2006 2:14 pm

Mensagem 
Não lembro a marca agora, mas é o pior que tem nacional. O mais barato, não deve passar de 20 conto hoje. VC é de SP? Se for, subindo a teodoro, vai naquelas lojinhas de cima, as últimas, lá costuma vender só tosqueira, comprei em uma delas, não lembro qual. O pior é que nem adianta eu olhar o capo em casa e te falar pq n tem nada escrito no lixo...talvez seja da izzo.

Qui Jun 29, 2006 3:03 pm

Mensagem 
petonella escreveu:
Não lembro a marca agora, mas é o pior que tem nacional. O mais barato, não deve passar de 20 conto hoje. VC é de SP? Se for, subindo a teodoro, vai naquelas lojinhas de cima, as últimas, lá costuma vender só tosqueira, comprei em uma delas, não lembro qual. O pior é que nem adianta eu olhar o capo em casa e te falar pq n tem nada escrito no lixo...talvez seja da izzo.

Valeu!!! Sou de SP sim, e vou um dia até a teodor só pra procurar isso!!! É q gosto de dar uma pesquisada antes, principalmente pq manjo necas de capo!!! Mas valeu mesmo os coments, e podeixar q como vou de metrô as primeiras lojas q vou passar são as lá de cima... hehehehehe...

Qui Jun 29, 2006 5:21 pm

Mensagem 
Dos "encontráveis", a Dunlop é a melhor. Custa uns R$ 70 ou 80, e tem vários modelos, inclusive diferenciando capo de violão de capo de guitarra (porquê será???).

O ideal é usar um violão ou guitarra com o capo, e outro sem. O problema é que, se coloca o capo, por algum motivo transcendental o instrumento não permanece afinado (tem que reafinar a pós colocar o capo!).

Esse negócio de colocar e tirar capo sem afinar é meio tabajara.

Sex Jun 30, 2006 9:59 am

Mensagem 
Campos escreveu:
O problema é que, se coloca o capo, por algum motivo transcendental o instrumento não permanece afinado (tem que reafinar a pós colocar o capo!).

Cara, nunca tive esse problema.

Eddie Van Halen is not from this planet

"Moneeey... is a GAS"

Sex Jun 30, 2006 10:05 am

Mensagem 
... mas já tentou colocar o capo e logo em seguida passar o afinador ??? É claro que a diferença é sutil, só causa maiores problemas no caso de gravação ...

Sex Jun 30, 2006 10:30 am

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem 
Concordo com o Campos. Muda a finação aqui também. Com 2 tipo de de capo: um nacional baratinho e com o Dunlop.

O pior é que é chato pra caramba afinar com o capo instalado.

Sex Jun 30, 2006 12:22 pm

Mensagem 
Nesse ponto o Schubb é esquema, ajusta a tensão com o parafuso, e coloca o capo no lugar certo, s/ grandes galhos de afinação. Se for em estúdio concordo que pode ter problema, mas aí qual o problema em reafinar tbém? Acho que na prática (em botecos e tal...), usando no lugar certo não tem galho, eu tive no começo até pegar o jeito. Na minha opinião o melhor lugar é quase em cima do traste, nunca no meio da casa...se colocar quase em cima a diferença é bem menor. Nesse ponto o Schubb ganha tbém por poder ajustar, o Dunlop é legal mas esse de gatilho e qq outro do tipo tem o lance de não ajustar, e na boa, se for pra não ajsutar compra o de 16 reais que te falei...

Sex Jun 30, 2006 5:04 pm
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
Mensagem 
Algumas dicas,

1- Foge dos de plastico, a mola é fraca e não segura

2- Coloque o capo sempre proximo ao traste e não no meio da casa, ajuda a manter a afinação.

3- Tomar cuidado pois no meio do show na correria, o capo pode ser colocado esticando as cordas pra baixo , aí a afinação vai pro caralho mesmo.

Uso capo direto na tele e no aço nas gigs country, tenho esse dunlop e acho ele bem honestinho, segura razoavelmente bem a afinação... to usando direto a quase 1 ano e a mola não perdeu a tensão, só tive que substituir a borrachinha orginal pois a cola e tosca e perdi, coloquei uma tira de EVA colado com cola quente.

Outra dica é, quando se toca slide, com capo a ação tende a abaixar demais, uma dica é usar um palito de fosforo, de dente ou uma chave alem lixada por baixo das cordas, depois do capo pra subir a ação do instrumento.

Sex Jun 30, 2006 5:55 pm

Mensagem 
Guto,

Em um show, digamos, mais importante, você coloca e tira o capo, sem afinar; ou prefere manter uma guitarra à parte já com o capo instalado e afinado?

Uma outra dúvida que não tem muito a ver com o tópico: ainda em um show "mais importante", quando vai trocar de guitarra no palco, como prefere - tirar o cabo de uma e instalar na outra (abaixando o volume?), ou usa um AB box?

Ter Jul 04, 2006 4:40 pm
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
Mensagem 
Campos escreveu:
Guto,

Em um show, digamos, mais importante, você coloca e tira o capo, sem afinar; ou prefere manter uma guitarra à parte já com o capo instalado e afinado?

Uma outra dúvida que não tem muito a ver com o tópico: ainda em um show "mais importante", quando vai trocar de guitarra no palco, como prefere - tirar o cabo de uma e instalar na outra (abaixando o volume?), ou usa um AB box?

Flavio , depende do show, hoje em dia na banda country, o intervalo entre as musicas é bem curto, fora que toco de chapeu, então a operação de tirar uma guita e colocar outra não é muito facil e corre o risco de atrapalhar o andamento do show, por isso tenho a guitarra o mais versátil possivel e uso a segunda apenas caso algo de errado. Lá toco algumas musicas como E baixado pra D, capo e slide, acabo usando algumas introduções que não toco pra conseguir colocar capo dar uma reafinada e pegar o slide, de vez enquando esqueço alguma coisa he he he...
Ja na minha banda de rock e com o guilhermoso, onde tenho mais tempo pra trocar de guitarra entre as musicas levo cerca de 3 guitarras inclusive uma com afinação baixa pra tocar apenas 1 musica do repertorio pra Greyhound, com o Guilhermoso dependendo do Show faço com uma Tele uma Strato e a semi acustica, na Greyhound costumo levar Tele Strato e Les Paul.

com relação ao A/B já usei por um tempo, mas como hoje em dia estou meio paranoico com a perda de sinal, usar o AB implica em um cabo a mais, fora que como atualmente uso pedal de volume, fica pratico fechar o volume no pedal e trocar o cabo de uma guita pra outra, nem precisa mexer no ampli.

Ter Jul 04, 2006 5:15 pm
Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo