Set erico.ascencao - em constante mudança...
Bom, agora é a minha vez. Fico um pouco intimidado pela "presença" do set da galera, mas aí vai:
Guitarras:Cort X-6SX GG1 STDSX SST 57Violões:Di Giorgio Talent I (autografado pelo mestre Yamandu Costa)
Hofma YE 231 (minutos depois de levar uma "Zidanada" da strato)
Hofma HE 215 E12 (12 cordas)
Amplificadores:Meteoro Nitrous GS100Staner BX 200 (meu "PA")
Efeitos:Line6 POD X3 LiveMeteoro-Selenium Talk Box (
handmade by myself)
A parafernália toda em ação:Estúdio 1Estúdio 2Acessórios: AB box Snake, cabos (Planet Waves, Santo Ângelo e do Japa da Teodoro Sampaio), microfone Leson SM 48, suporte de violão ASK EV1 e cases (Autenticase e Hellocases).
Bem, sobre meu set não tem muito o que explicar não. Sou mais um guitarrista de quarto (no caso, quarto dos fundos), e gosto de tocar uns Rock 'n Roll que eu curto tanto como ouvinte quanto como músico amador. Uso a POD X3 Live tanto para as guitarras quanto para os violões - nas músicas com violão e guitarra, monto patches com uma cadeia para cada um, jogando a cadeia da guitarra para o ladro direito (lado que fica conectado ao Meteoro Nitrous GS100) e a cadeia do violão para a esquerda (para o Staner BX200). O canal direito da POD X3L ainda passa por um AB box, que serve para selecionar o destino do sinal da guitarra (para o amplificador de guitarra ou para o talk box handmade). Uso um Leson SM 48 "chumbreguetz" pra microfonar o som "talk-boxeado" e conecto-o numa das entradas do Staner BX 200 (ele tem duas entradas: a high eu uso para conectar a saída esquerda da pedaleira, e a low eu uso para conectar o microfone).
Sobre os instrumentos em si, o sentido de ter vários é a variedade de timbres. Com o tempo fui aprendendo o quão diferente a Cort soa da Les Paul, e quanto a Strato soa diferente das duas primeiras. Hoje, quando vou tirar uma música, já vou direto na guitara que vai facilitar mais na hora de chegar a um timbre semelhante da música, mas também dou asas às minhas vontades e preferências timbrísticas. Não dá pra falar qual é a melhor, cada uma tem as suas particularidades: a Cort X-6 é super confortável de tocar e permite maiores brincadeiras com a ponte, a SX GG1 STD (LP) tem aquele timbrão mais encorpado com overdrives e a cremosidade do captador do braço, e a SX SST 57 é maravilhosa para sons limpos. Para os violões, nem se fala, cada um tem a sua aplicação.
Bem, este meu set não é o meu set ideal, muito menos o definitivo. Estou vendendo minha bateria (sim, era baterista e estou trocando as batucadas pelas cordas) e planejando remontar meu set, convertendo-o de pedaleira/SS para analógicos/valvulado. Minha
wish list tem os seguintes itens:
- Pedrone Super Clean
- latinhas de drive da EFX
- Line6 M13 (para modulações delays)
- alguma solução analógica para os violões (os Fishmann Aura são sonhos de consumo, mais de imediato seria algo do tipo Behringer ADI-21 e Landscape Triefx)
- violões novos (um de 6 e um de 12 cordas, ambos da Cort e com tampo maciço)
É isso. Opinem aí, tanto sobre o set atual quanto sobre a wish list.